terça-feira, 21 de maio de 2013

Poesia de Pedra


                                          Poesia de Pedra


Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo o que não é necessário”. Michelangelo.

 Amo inexoravelmente Jane Austen. Tenho todos os seus livros, adaptações cinematográficas de suas obras, séries adaptadas pela BBC e até papel de carta com a “imagem” dela... O que eu posso fazer? Foi amor a primeira leitura!  O que Jane Austen tem em comum com a frase dita por Michelangelo? Acredito que nadinha!? Talvez o fato de ambos serem criadores de obras eternizadas!
Contudo, quando eu estava assistindo (pela milésima vez) a versão mais recente (2005) de Orgulho e Preconceito, sempre me encanto com uma cena linda onde a Elizabeth entra na casa do Sr. Darcy e se depara com um acervo de esculturas gregas, a cena é tão sensível e artística que chega a transpirar poesia, a personagem se perde no tempo atravessando os séculos através das obras de arte.
Inspirada nesta cena de Elizabeth gostaria de compartilhar as obras de arte que mais admiro através de um painel com algumas imagens esculpidas com perfeição em blocos de mármore, herança da mitologia helênica que com minucioso cuidado conseguiu conquistar contornos reais.  “Quando ganho meu tempo” admirando as obras do mundo grego esculpidas em mármore, sempre reflito que elas também possuem de alguma forma a mesma intenção que a fotografia, apesar de a fotografia utilizar aparatos tecnológicos, enquanto a escultura era esculpida apenas com algumas técnicas, ferramentas e instrumentos manuais. Ambas servem como um meio de registrar imagens para a posteridade nos contando histórias de um povo, de uma geração, suas crenças e costumes.  Seus valores são de extrema importância para que possamos compreender nossa identidade histórica e cultural.

                                                                           PAINEL


Tesouro Genuíno: Vênus de Milo, a mais famosa representação da deusa Afrodite, foi encontrada por um camponês, em 1820, na ilha de Milo- e, logo em seguida vendida a um francês por meia dúzia de cabras.










 Indomáveis guerreiros: Teseu e o centauro se enfrentam, em escultura do italiano Antônio Canova, do século XVIII. 













 Ares Ludoviside, de Lorenzo Bernini. A escultura do artista barroco italiano do século XVII personifica Ares, o deus da guerra. 
.





Versão romana de Apolo, o deus grego da música, com sua inseparável lira. Em exposição nos Museus Capitolinos, em Roma.














Atlas o titã condenado por Zeus a carregar o mundo para sempre em suas costas. Tem uma escultura muito mais bela nas ruas de Pafhos, Chipre. 






Adônis e Afrodite, em irretocável obra-prima de Antônio Canova.


A imagem que eu tenho de Adônis e Afrodite em minha revista de história é muito mais nítida, pela internet eu só encontrei essa, acredito pela legenda que é a mesma, visto que se encontra o nome do escultor logo  abaixo.



 Zeus e Ganimedes- transformação em águia, o deus carregou até o Olimpo o belo mortal por quem se apaixonou. Escultura do dinamarquês Bertel Thorvaldsen.






 Armado com o escudo de bronze de Atena, sandálias aladas, o capacete de Hades e uma afiada espada de aço dada por Hermes, o herói Perseu decepou a cabeça de Meduza, uma das três górgonas. Cópia de estátua de bronze de Benvenuto Cellini.







Provável aparência da estatua de Atenas: centro das atenções no antigo Partenon (parthenos significa "virgem" em grego). Ela é a deusa da sabedoria, razão e equilíbrio. 








Referência

Revista História da BBC: Mundo grego, dos deuses e mitos às guerras e heróis. Ano 1, edição nº 9, p.26-29.

“Adoramos as imagens e desprezamos os que as esculpem” Sêneca, filósofo romano, séc. 1d.C.







2 comentários:

  1. Priscila, tive a oportunidade de ir à Galeria dell'Accademia, em Florença, e estar frente a frente com David, de Michelângelo... ainda agora sinto uma onda de tremor ante a superação da relação arte/obra, o que vi, ali, foi vida... bjs

    ResponderExcluir
  2. Não tenho muita certeza Agora, mas me parece que a obra original se encontra na França. Tb não sei se ela já voltou para Itália, mas enfim.. ..

    ResponderExcluir