domingo, 9 de junho de 2013

As 10 mulheres que marcaram a história da literatura

As 10 mulheres que marcaram a história da literatura

É pertinente lembrar que essa lista é uma escolha subjetiva, portanto, pode variar de acordo com o gosto ou o impacto que as escritoras causaram através de suas obras, em cada leitor. Boa leitura! 
Observação: Como a lista ficou muito extensa por causa dos comentários, imagens e trechos de obras,  irei fazer cinco postagens, cada uma com duas escritoras.


Safo
A mais antiga escritora cuja lembrança permanece até hoje em nossas memórias. “Elogiada por Platão e comparada a Homero, Safo foi a primeira poetisa a falar abertamente de amor e desejo sexual”. (Revista História da BBC, p.32) De acordo com alguns estudiosos, Safo era uma poetisa lírica no sentido real da palavra, pois escrevia poesia para ser cantada ao som de uma lira. Nascida na ilha de Lesbos, era uma professora inspiradora e extremamente inteligente que proporcionou às mulheres a dádiva do conhecimento em um mundo iletrado.
Fragmento de sua obra
minha língua congela, calada e dura; chamas acesas escorrem debaixo de minha pele, eu não enxergo mais, meus ouvidos zumbindo”.
“Sua obra instiga porque fala diretamente com o leitor e, por meio dela, temos um vislumbre provocante da vida na Grécia Arcaica. Mas seus versos mais famosos parecem servir a um tipo de propósito educacional: o de guiar e socializar outras mulheres mais jovens que ela. Conhecidos como “poemas de casamento”. Bettany Hughes.





Jane Austen
Foi a romancista que culminou a narrativa da época. Em sua prosa, a escritora constrói de forma sutil e elegante uma crítica a sociedade burguesa provinciana, buscando como público essa própria classe social ascendente. Porém, as pessoas se enganam quando dizem que a escrita de Jane não tem malícia. Ela conseguia manusear com poder magistral as palavras criando por meio de uma falsa inocência nos diálogos, uma malícia e volteios repletos de zombaria e cinismo. Querida Jane é até hoje inigualável!
Trechos de sua obra
“Todas as canções e provérbios fala da volubilidade da mulher. Mas talvez me diga que foram todos escritos por homens. Talvez diga. Sim, sim, por favor, nada de referências a exemplo de livros. Os homens têm toda vantagem sobre nós, ao contarem suas histórias. Eles têm usufruído de muito mais instrução; a pena tem estado em suas mãos. Eu não vou permitir que os livros provém nada”  
“A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho relaciona-se com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejamos que os outros pensassem de nós”. Jane Austen.

Logicamente que há MUITAS MULHERES importantes para a literatura, eu tentei buscar apenas algumas para demonstrar com grande orgulho a deliciosa e difícil realização do ser “mulher” na sociedade.
As próximas escritoras do Top 10 : Irmãs Bronte e Soror Mariana Alcoforado.

Referências
A literatura portuguesa através dos textos, 2006.
Enciclopédia do Estudante. Literatura Universal, 2008.
Língua Portuguesa. Novas Palavras, Manual do Professor, 2010.
Revista História da BBC, ano 1, edição nª 9.

2 comentários:

  1. Safo é talvez, para a literatura feminina, mais importante que Homero, pois escreveu em uma época em que as mulheres eram consideradas de uma categoria humana inferior.

    No aguardo das próximas postagens...

    ResponderExcluir
  2. Safo es maravillosa. Espero con ansias las próximas escritoras. Acá en Argentina, Alejandra Pizarnik es una referente fundamental de la poesía; al igual que las hermanas Ocampo y Sara Gallardo. Disculpá que escriba en español, pero estoy recién aprendiendo portugués y solo sé contestar cosas básicas.

    Saludos.

    ResponderExcluir