terça-feira, 8 de abril de 2014

Cultura Popular: Museu Paço do Frevo

Cultura Popular: Museu Paço  do Frevo




         As tradições vêm de muito longe e nos ajudam a criar nossa identidade cultural de um jeito todo nosso e muito especial. Um bom exemplo são as comemorações das datas festivas durante o decorrer do ano. No entanto, não devemos achar que nossos costumes são apenas lembrados em alguns momentos. Vivemos nossas tradições na forma de se vesti, dançar, ler, comer etc. É impossível ficar à margem da cultura! Foi refletindo sobre essas palavras que o Bem Instruída reservou uma tarde para visitar o Museu do Frevo em Recife, Pernambuco. Obviamente este blog não poderia deixar de compartilhar as imagens com os leitores que ainda não tiveram a oportunidade de visitar o museu(como os que residem distante deste estado ou país). 


O museu Paço do Frevo é um espaço organizado para salvaguardar e divulgar a história da identidade cultural pernambucana. Localizado na Praça do Arsenal em um edifício tombado que estava sem uso há 36 anos, e que no passado foi o endereço da Western Telegraph Company (concessionaria de serviços públicos).

No museu podemos encontrar também escola de música, estudo de gravação, salas de aulas, rádio além de espaço para apreciação musical.

    

       O Frevo é uma manifestação de origem popular que surgiu entre o fim século XIX  e início do XX quando o povo decidiu não aderir ao carnaval de característica europeia, foi então que os pernambucanos lutaram pela valorização da cultura nacional. Com o ritmo evoluído do maxixe, polca, quadrilha e o dobrado de inspiração militar juntamente com a utilização de instrumentos de orquestra de metal das bandas márcias, combinado com os movimentos corporais (dança) dos capoeiras que desfilavam na vanguarda das bandas. Difícil é saber ao certo se o Frevo surgiu primeiro em dança ou música. 






A certeza que eu posso oferecer é que ele é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade!

Estes são alguns dos livros que narram a história do Frevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário