sábado, 12 de abril de 2014

Parabéns aos Livros

Parabéns aos Livros


          As datas comemorativas servem para celebrar ou relembrar momentos históricos e importantes que marcaram a sociedade. É por isso que o Bem Instruída não poderia deixar de recordar que no mês de abril temos três datas importantes sobre a temática primordial neste blog, os livros. Mas, é inevitável acrescentar que todo dia é dia de ler, pois a evolução da leitura é um processo que se constrói com o hábito adquirido. 
           O dia Nacional do Livro infantil é comemorado em 18 de Abril, data em que Monteiro Lobato nasceu. Nada mais justo, pois o escritor dedicou grande parte da sua profissão a escrita de livros voltados para o público infantil, criando personagens que continuam marcando as novas gerações. Sua dedicação ao livro infanto-juvenil demonstrava a preocupação do escritor com a educação da juventude brasileira, proporcionando um olhar crítico dentro de uma perspectiva lúdica.
          
         Em 1995 a UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura; instituiu a data do dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais para incentivar as pessoas, em especial a juventude, a se interessarem pela leitura e reconhecer a importância dos diversos escritores que contribuem estimulando a construção do conhecimento. A data em questão foi escolhida por tratar-se do dia em que dois cânones literários hipoteticamente (digo dessa forma porque até hoje há opiniões distintas sobre a data exata da morte desses escritores) morreram. Estou falando dos escritores de Literatura Universal Miguel Cervantes (1547-16116) responsável por refletir a complexidade da mudança entre o Renascimento e o Barroco; e William Shakespeare (1564-1616) um dos grandes gênios da dramaturgia que trouxe a escrita moderna com a profundidade do teatro grego.
           Já que trata-se de um evento comemorativo, resolvi pesquisar sobre dados relativos ao universo dos livros. O mais recente que encontrei foi a pesquisa sobre “os hábitos culturais do brasileiro” divulgada pelo Instituto Pró-livro, feita pelo Fecomércio (RJ). De acordo com a pesquisa “a leitura do livro surge como atividade cultural mais praticada no país no ano de 2013". O Instituto Pró-Livro acrescenta as palavras do economista Christian Travassos quando ele diz que os resultados podem oscilar no decorrer dos anos. Um exemplo dessa variação é que no ano de 2010 havia sido bem melhor em comparação aos dois anos posteriores. Apenas de que em 2013 houve uma retomada da valorização cultural no quesito leitura. Agora, é torcer ou melhor, é preciso ler para que essa realidade só seja mudada se for para melhor. Os livros merecem nosso tempo e nossa dedicação!
BOA LEITURA!
Observação: Eu coloquei três datas, mas só escrevi sobre duas. No dia 02 de Abril foi comemorado o dia Internacional do Livro Infantil. A data é em homenagem ao escritor Hans Chistian Andersen (ele escreveu as primeiras adaptações das histórias: o Soldadinho de Chumbo, A pequena Sereia, As roupas novas do Imperador etc).

Fontes
http://www.projetoescolalegal.org.br Acesso em 11/04/2014
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm Acesso em 11/04/2014
http://midiamix.net.br Instituto Pró-Livro Acesso em 11/04/2014
Referências
Enciclopédia do Estudante. Literatura Universal (p.54 e 60) Ed. Moderna





Nenhum comentário:

Postar um comentário