sábado, 21 de junho de 2014

A Renovação do Livro Infantil

          Em plena modernidade o que não falta são novidades tecnológicas para entreter e divertir a criançada. Hoje, podemos perceber nas escolas que os usuários de aparelhos celulares ou melhor, smartphones, tablet, iPad, iPod e companhia, são precoces e com faixa etária cada vez menor. Sem falar nas variedades dos Games que o mercado oferece! É diante de tal realidade que os livros precisam concorrer para ocupar uma pontinha de espaço no cotidiano dos jovens e futuros leitores.
          Analisando o universo editorial, percebi que as editoras estão buscando meios de se adaptar  para acompanhar a renovação tecnológica constante na sociedade. A solução era apenas uma: se desligar dos padrões antigos e oferecer inovações literárias que atraíssem a curiosidade das crianças. Sabemos que  para a mente humana não há limites, o avanço tecnológico é um bom exemplo disso. A ideia foi direcionar esse foco para criar e adaptar novos modelos de livros infantis.  Os resultados são de deixar não apenas as crianças encantadas, mas os pais também.

          Podemos encontrar livros nos mais diversos estilos e utilidades. Os contos tradicionais (conhecidos por clássicos infantis) continuam com o mesmo conteúdo, com exceção  daqueles que foram adaptados ou serviram de inspiração para a criação de novos contos; é o caso de Chapeuzinho Amarelo, escrito por Chico Buarque. Os contos de fadas tradicionais receberam novas roupagens, cores e utilidades. Outro ponto positivo é que o número de escritores e estilos de livros infantis cresceram consideravelmente, inclusive,  best-sellers para o público mirim. Também é muito válido acrescentar que os livros didáticos  estão mais coloridos e divertidos do que antes. Hoje, aprender virou uma brincadeira divertida na boa e "velha" companhia dos livros. 

Selecionei alguns modelos que encantam todas as idades!








Nenhum comentário:

Postar um comentário