quarta-feira, 16 de julho de 2014

Um Caso Perdido (Hopeless)

          É a terceira vez que a escritora Colleen Hoover me faz perder o sono só para não ter que parar a leitura. Se ela já havia feito algo empolgante em Métrica e Pausa mesmo sem um histórico em seu oficio, nesse livro ela mostrou que veio para ficar e conseguiu se superar no quesito escrita de romances. Assim como nos dois livros citados anteriormente, ela aborda novamente temas que assombram a mente humana, no entanto, posso dizer que sua escrita aparece "amadurecida". Em seu livro Um Caso Perdido(Hopeless), todo enredo é composto por uma trama complexa, com reviravoltas e reflexões intensas  bem construídas, deixando o leitor ansioso e aflito devido a polêmica do assunto abordado.
         
          Os temas dialogados não são novos, mas são atuais. Ela aborda atos que são condenados em quase toda cultura humana, por exemplo: estupro, pedofilia(desejo sexual de um individuo adulto por uma criança) e o incesto(união sexual ilícita entre parentes consanguíneos, afins ou adotivos). No início da leitura Hoover nos apresenta Sky e Dean Holder, dois jovens  que inicialmente nunca se viram, todavia, foram vítimas das mesmas circunstâncias ou melhor, do mesmo homem. Eles possuem uma forte ligação que cresce e se transforma em amor, apesar de apenas um saber de quase toda verdade sobre o passado de ambos. A trama se intensifica à medida que novas descobertas acontecem dando sentido aos fatos. Posso dizer que a escritora foi "muito feliz" na construção do enredo, pois ela não se perdeu e conseguiu manter a coerência até o clímax da história.
           Confesso que diferente dos livros Métrica e Pausa, a parte romântica foi construída com uma harmonia que apresenta o crescimento do desejo sexual  de maneira "mais real", de acordo com o ritmo do relacionamento das personagens. Ou seja, ela soube descrever a "boa e velha química" . 
         Outra parte muito reflexiva que a autora nos mostra são as diferentes formas que o ser humano lida com a questão do trauma. Sabemos que a mente humana é uma "caixinha de surpresa". Para quem já pesquisou, leu em livros ou mesmo viu casos assim em noticiários onde eles convidam especialistas para discutir o assunto, deve saber que cada individuo se comporta de uma forma pessoal diante de um fato que traumatiza, isso se guia de acordo com a personalidade de cada um. Alguns procuram ajuda, outros não, há também os casos em que a vítima é tão nova que o cérebro apaga(simbolicamente) da lembrança(mecanismo de defesa), o que não significa que ela não retornará(lapso) em algum momento da vida, é o que conhecemos como Lembrança encobrida. Além daqueles que optam por um caminho sem volta: o suicídio.
          Um Caso Perdido(Hopeless) é uma releitura dos acontecimentos que transformam à vida, seja de forma positiva ou negativa. Além da maneira como lidamos com nossas fraquezas. São fatos  imorais e traumáticos que a sociedade encarar diariamente, e que tragicamente muitos acontecem quando o outro não sabe se defender. Porém, também vamos perceber que o amor(seja pela vida, por si mesmo ou pelo outro) ainda é a melhor forma de superar um trauma. 


Sinopse - Um Caso Perdido - Hopeless - Livro 01 - Colleen Hoover

Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.

Um Caso Perdido - Hopeless - Livro 01 - Colleen Hoover


Nenhum comentário:

Postar um comentário